Passar para o conteúdo principal

Como emitir uma nota de devolução do cliente para a minha empresa?

Procedimento para a emissão de uma nota de devolução do cliente para a sua empresa.

Bruna Rodrigues avatar
Escrito por Bruna Rodrigues
Atualizado essa semana

Para emitir a nota de devolução do cliente para sua empresa, acesse o menu
Vendas >> NF-e >> Emitir NFE >> Tipo de operação: Entrada.

No Cabeçalho indique os seguintes dados nos campos que lhe serão exibidos:


​ • Destinatário: A sua empresa já estará automaticamente indicada como o destinatário.
​• Finalidade da Emissão: NF-e de Devolução.
​ • CFOP: Consulte com a sua contabilidade o CFOP para essa devolução.

Preencha as demais informações do cabeçalho somente se necessário.

Na aba Notas Referenciadas:


​​ • Modelo: Nota Fiscal Modelo 55 (NF-e).
​​ • Chave: Chave de acesso da NF-e da nota a ser devolvida (44 números sem espaços).
• Importar Produtos: Carregará todos os produtos da nota de saída que foi registrada como venda para esse cliente em seu sistema, na aba Produtos.

Na aba Produtos:


​​ • Produto: Indique somente os produtos a serem devolvidos.
​​ • QTD: Quantidade a ser devolvida.
​​ • Valor unitário: deverá ser igual ao valor unitário do item da nota fiscal de origem.
​​​ • Tributação: Iguais aos da nota que está sendo devolvida. Esse procedimento precisa ser feito em cada item.
(Consulte a sua contabilidade para saber quais tributos informar).

Obs.: Se a tributação específica para gerar a nota de devolução do seu cliente para a sua empresa já estiver definida no seu TagPlus, basta clicar no botão 'Carregar todas as tributações'.

Feito isso, basta navegar pelas abas Totais, Faturamento e Observações para conferir as informações.


Com todos os dados preenchidos, a NF-e estará pronta para envio.

Links relacionados:


​Como emitir nota de devolução de uma NFC-e?

Como emitir nota de devolução de um SAT(CF-e)?

Como emitir nota de devolução para meu fornecedor?


Caso ainda possua alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajudá-los!

Respondeu à sua pergunta?