Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRelatórios
Como gerar um relatório financeiro?
Como gerar um relatório financeiro?

O que faz e como utilizar um relatório financeiro

Jonatan Marinho Elstner avatar
Escrito por Jonatan Marinho Elstner
Atualizado há mais de um ano

PARA QUE SERVE O RELATORIO FINANCEIRO?

O relatório Financeiro pode ser utilizado para o usuário do sistema verificar informações relacionadas à suas receitas e despesas. Neste sentido o relatório pode mostrar pagamentos que você já realizou, que ainda tem de realizar, pagamentos a receber e já recebidos.

Para pode gerar relatório Financeiro acesse:

  • Menu Relatórios >>> Financeiro

Na tela que será carregada após realizar o procedimento anterior, é possível Emitir um Relatório Personalizado, ou emitir um relatório que já tem um Modelo Salvo no sistema.

Vamos mostrar primeiro como Emitir um Relatório Personalizado

Emitir um Relatório Personalizado

Dentro do Menu Relatório Financeiro clique no botão + Emitir um Relatório Personalizado

Em seguida os sistema vai carregar esta tela. É neste momento que deve-se indicar os filtros/parâmetros que vão guiar quais informações devem conter no relatório.

O que cada filtro/parâmetro do Relatório Financeiro faz?

Para gerar um relatório que seja preciso com as informações que deseja saber, os filtros/parâmetros utilizados são essenciais! Então leia com bastante atenção o que cada um faz.

  • Período: Serve para o delimitar o escopo temporal que o relatório utilizará para gerar dados. A opção de Data Considerada é importantíssima, pois o tipo marcado pode alterar drasticamente o resultado do relatório. Neste exemplo da foto a seguir, estaria buscando lançamentos com DATA DE VENCIMENTO entre dia 01/06/2022 e 01/07/2022. Se marcar outra tipo de Data a ser considerada, como por exemplo, criação e deixasse o escopo temporal o mesmo, o relatório trará informação de lançamentos com DATA DE CRIAÇÃO entre dia 01/06/2022 e 01/07/2022.

  • Tipo de Lançamento: Só pode ser de dois tipos, sendo CRÉDITO (Entrada de recurso financeiro) ou DÉBITO (uma despesa, saída de recurso financeiro). Neste sentido pode-se filtrar o relatório apenas por lançamentos que geram receita, despesa ou ambos.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NÃO CONFUNDIR O TIPO DE LANÇAMENTO COM FORMA DE PAGAMENTO!!!

  • Tipo de Movimentação: Esta informação pode ser utilizada para filtrar dados financeiros de acordo com sua origem, limitando as informações que devem ser geradas pela(s) opção(ões) que ativar. Isso que dizer que pode filtrar dados financeiros apenas de Pedidos/Orçamentos se assim desejar. Ou pode filtrar dados financeiros de todos os tipos de movimentações, menos de venda simples se assim desejar. Se não ativar nenhuma opção, as informações de todas as movimentações serão informadas no relatório.

  • Situação dos Lançamentos: Permite que filtre os dados financeiros que serão apresentados no relatório de acordo com status do Lançamento Financeiro, ou seja, Confirmado, ou Não Confirmado. Desta forma, pode gerar um relatório que mostre o que já recebeu, ou um do que ainda não recebeu. Com a opção Todos indicada o relatório vai informar tanto os lançamentos confirmados quanto os não confirmados.

  • Tipo de Relatório: Existem duas opções: Analítico e Sintético. O Analítico vai trazer informações mais detalhadas. O Sintético, mais resumidas. Quando indicar Sintético, um campo para indicar o tipo de sintetização vai ser criado. Neste sentido, indique a opção que melhor sintetizar os dados que deseja.

  • Acumular Saldo Anterior: Acrescenta ao relatório a informação de dados financeiros ANTERIORES ao período e status informados nos filtros/parâmetros. Esta informação fica disponível no final do relatório.

  • Considerar Transferências: O relatórios vai considerar também as transações entre contas informadas e realizadas no sistema.

  • Considerar Devoluções: Pode ser habilitado somente quando indicado no relatório um tipo de comissão. Esta opção subtrai a comissão de vendas indicadas como devolvidas no menu Troca/Devolução e de Notas de Entradas emitidas com CFOP de devolução.

  • Carnês Recebidos: Ao marcar esta opção serão mostrados apenas os lançamentos de carnês recebidos pelo PDV no período informado no relatório.

  • Agrupamento: Dá opção de convergir informações em grupos. Este grupos de informações em comum podem ser feitos por data e/ou outras informações disponível, como Conta Bancaria ou Forma de Pagamento.

  • Comissão: Só pode ser indicada quando o Filtro/parâmetro para Tipo de Lançamento for Crédito. A lógica disso é que só pode pagar comissão daquilo que vende. Todo lançamento financeiro gerado por uma venda é do Tipo Crédito. A comissão pelo relatório financeiro vai ser calculada de acordo com o valor que indicou no cadastro do usuário/vendedor, ou pelo o que indicou como padrão do sistema (Menu Configurações >>> Preferências >>> Opções Gerais ).

  • Filtros Avançados: São divididos em Entidades e Lançamentos. Entidade tem a função de especificar a (as ) pessoa(s) (físico ou jurídica) vinculada(s) a lançamentos financeiros. Lançamentos vai trazer a opção de especificar os dados do relatório por: Departamento pertencente, Plano orçamentário, Forma de Pagamento, Funcionário Responsável e/ou Conta Bancária.

Agora que já sabe o que cada filtro/parâmetro é capaz de reproduzir no relatório, indique os que vão te ajudar na buscas de dados que deseja, depois clique em Gerar relatório.

  • Botão Exibir Colunas: Este botão consta em todos os tipos de relatórios e tem a função de adicionar colunas com informações referentes a opção que selecionar

Modelo Salvo de Relatório Financeiro.

O sistema possui já salvos 9 modelos de relatórios financeiros. Basta acessar o Menu Relatórios >>> Financeiro e descer um pouco os dados da página e verá a lista de parâmetros salvos para poder gerar relatório financeiro.

Para pode utilizar um modelo de relatório, clique no Nome do Relatório

Feito isso basta clicar em Gerar relatório no canto superior direito. Caso queira, pode alterar os parâmetros do Relatório aberto para buscar outras informações. Se desejar, também pode salvar estas alterações clicando em Salvar Relatório.

Isso pode tanto salvar edições feitas num modelo de relatórios já existente, quanto criar um novo modelo de relatório.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?